top of page

O blush serve para dar estrutura e vida ao rosto, criando uma base luminosa. 

 

Existem vários tipos de blush, em pó, compactos, líquidos ou em stick. A escolha é pessoal, tendo apenas que  ter em consideração que ao ter pele oleosa deve evitar maquilhagem líquida.

 

  • Existem dois pormenores a ter em atenção, quanto mais escura for a tonalidade da pele, mais escura deve ser a cor do blush. Isto significa que se tiver a pele muito clara, um blush em tons de pêssego é o suficiente para lhe realçar a cara.

 

  • Depois consoante a forma do rosto, diferente é o sítio onde deve aplicar com mais incidência o blush.

 

  • Ao contrário do que se pensa, o blush não deve ser aplicado nas bochechas, pois cria um aspecto artificial. Aplique com movimentos de baixo para cima perto do osso da bochecha, quase até à linha do ouvido. Para além de dar leveza à cara também embeleza o sorriso.

 

  • Para dar um toque final e um toque luminoso à cara, coloque um pouco debronzeador ou pó com pigmentos de luz acima do blush, quase ao pé do ouvido.

Base e Blush

 

A base uniformiza a maquilhagem e realça a pele, dando-lhe um aspecto saudável. 

 

Para além de hidratar a pele, a maior parte das bases protegem dos factores de envelhecimento a que estamos expostos diariamente.

Ao comprar uma base, verifique se esta contém SPF, assim para além de ficar com um aspecto nitidamente mais belo também estará protegida contra o sol.

 

As bases, regra geral, são líquidas, pelo que se aconselha a sua colocação com um pincel ou esponja própria para o efeito. De seguida e para ter um acabamento mais natural aplica-se o pó compacto. Este pó também irá permitir que a maquilhagem tenha uma duração mais longa.

 

No entanto, se tiver uma pele oleosa, a base líquida tem de ser adequada para controlar o brilho, senão basta o pó compacto, em mais quantidade é certo, mas o efeito final será o mesmo.

 

A cor da base deve ser idêntica à cor da pele, experimente algumas na zona do maxilar, aquela que se confundir com a cor natural é a certa. Se estiver indecisa na tonalidade opte sempre pela mais clara.

 

  • Para aplicar a base na cara, no caso de ser líquida, coloque uma pequena porção na palma da mão e com um pincel espalhe pela cara, de dentro para fora.

 

  • No caso de optar apenas pelo pó basta colocá-lo ao longo da face,incidindo especialmente mais na zona T. 

 

  • Em ambos os casos tenha atenção aos pormenores, zona do nariz, sobrancelhas, linha da testa e pescoço, para que tudo fique homogéneo.

 

  • Se tiver olheiras muito salientes, nessa zona ponha uma base ligeiramentemais clara que a sua cor normal.  

 

Para um resultado ainda mais eficaz, sempre que puder ponha base para maquilhagem antes da base de cor. 

© 2023 by Afonso Oto. 

bottom of page