top of page

A depilação e os seus truques

 

Querida amiga, esse tema de cara já dá arrepios em muita gente. Apesar da prática ser muito comum atualmente, ainda gera muitas questões e cuidados.

É muito fácil encontrar quem nos faça a depilação, principalmente aquela à base de cera, pois os salões de beleza geralmente oferecem esse tipo de serviço. Mas tome o cuidado de certificar-se de que a cera é descartável, afinal, quem arrisca ter a cera usada para fazer a virilha ou ânus de alguém no seu buço.

O hábito de se depilar faz com que sua pele esteja sempre macia e hidratada, proporcionando uma agradável sensação de bem estar e limpeza. Pelos em excesso, além de antiestético, estimulam a transpiração.

Hoje em dia, existe uma série de métodos para remover os pelos indesejáveis. Abaixo lhe apresento uma lista com diferentes tipos de depilação. Espero que ajudem na a escolher o método que melhor se adapte às suas características.

Lamina

 

Método mais popular e acessível, corta apenas a parte superficial do pelo e, por isso, dura entre 2 e 3 dias.

 

Pontos positivos: é o jeito mais rápido, prático e barato de se depilar. A lâmina pode ser levada para qualquer lugar, não precisa de energia para funcionar e não causa dor.

 

Pontos negativos: pode causar alergias e irritações. A duração da depilação é curta.

Creme depilatório

 

Ao aplicar sobre a região a ser depilada, o creme destrói a queratina dos pelos. Depois é só retirar com uma espátula ou esponja. Dura de 3 a 5 dias.

 

Pontos positivos: indolor, fácil de aplicar, pode ser utilizado em casa e agride menos a pele que a lâmina.

 

Pontos negativos: a duração da depilação é pequena, pode causar alergia, possui cheiro forte e cada embalagem serve para poucas aplicações.

Cera fria

 

Espalha-se a cera sobre papel celofane e coloca-se na área desejada. As folhas são utilizadas repetidamente, até que não seja mais eficiente para continuar retirando os pelos. Dura entre 20 e 30 dias.

 

Pontos positivos: possui um preço mais acessível em comparação com processos definitivos ou depilação com linha, é higiênica, pode ser utilizada em casa e é recomendada para quem possui sensibilidade ao calor e vasos dilatados.

 

Pontos negativos: mais demorada e dolorosa, resseca a pele, necessita de pelos longos para sua aplicação, pode provocar foliculite e pelos encravados.

Fotodepilação

 

Feita com Luz Pulsada Intensa (IPL), esse tratamento age quase da mesma maneira que o laser. A diferença é que o folículo é destruído de forma gradual. “A fotodepilação é muito menos dolorida e agride menos a pele do que a depilação a laser, por usar uma luz mais suave”, afirma Marc. Além disso, um dos tipos de sistema IPL, chamado Quantum, está programado para qualquer tom de pele, incluindo o negro.

 

Pontos positivos: pode ser aplicado em todas as regiões do corpo, a dor não é muito intensa e remove definitivamente até 95% dos pelos tratados.

 

Pontos negativos: é caro e não pode ocorrer exposição ao sol durante o tratamento.

Aparelho Elétrico

 

Existem dois tipos de aparelho para depilar. O primeiro é parecido com um barbeador e elimina os

pelos com uma lâmina, por isso crescem rápido novamente. O segundo possui um mecanismo que retira os pelos pela raiz. Este dura em média 20 dias.

 

Pontos positivos: rápido, prático e agride menos a pele que a lâmina.

 

Pontos negativos: tem um custo inicial caro e é doloroso, por isso, não são indicados para regiões como a virilha e axilas. Não deve ser usado em peles lesionadas, irritadas ou que foram expostas ao sol.

Cera quente

 

Um dos métodos mais utilizados, principalmente nos salões de beleza. A cera é esquentada em um aparelho e, em seguida, aplicada na região desejada. Pode ser retirada tanto com um tecido falso como com a própria cera, dependendo do tipo.

“Na cera quente, o calor faz com que os poros se dilatem e os pelos possam ser retirados com maior facilidade. Usando-se repetidamente a depilação com cera, os pelos ficam mais fracos”, acrescenta o esteticista Marc Todesco.

Também pode conter em sua composição substâncias hidratantes e relaxantes, como alga, mel, entre outros. Dura entre 20 e 30 dias.

 

Pontos positivos: possui um preço mais acessível se comparado à depilação a laser ou com linha, é menos dolorosa que a cera fria e diminui os pelos gradativamente.

 

Pontos negativos: os pelos precisam estar longos, pode queimar a pele ou escurecê-la se a temperatura estiver muito quente, encravar os pelos e causar foliculite (inflamações nas saídas dos pelos que parecem espinhas). Deve ser evitada por quem possui vasos dilatados.

Depilação com linha

 

Conhecida também como depilação egípcia ou iraquiana, esse antigo método oriental está começando a ganhar espaço no Brasil. Utilizando uma linha de algodão, seda ou mesmo poliéster, esse processo retira os pelos um a um. É ideal para locais como a sobrancelha e o buço, mas também pode ser utilizado em outras regiões como axila, perna e virilha. Dura cerca de um mês.

 

Pontos positivos: é higiênico, não possui substâncias químicas, portanto não tem contraindicação, deixa a pele lisa, evita alergias e vermelhidão.

 

Pontos negativos: é um processo demorado e não é tão barato quanto a cera.

Laser

 

A aplicação do laser gera uma energia captada pela melanina (pigmento presente no pelo), que destrói a estrutura (folículo piloso) geradora de novos fios.

“O tratamento tem entre 8 a 10 sessões, com no mínimo 15 dias de intervalo. Após obtenção do resultado desejado, deve ser feita manutenção uma vez por ano”, explica Marc. É indicado para pessoas com pele clara e fios pretos.

 

Pontos positivos: eliminam aproximadamente 80% dos pelos de maneira definitiva e pode ser aplicado na maior parte do corpo (exceto sobrancelha).

 

Pontos negativos: é o método mais caro, doloroso, não pode ser feito em peles de tons escuros, nem pode sofrer exposição ao sol durante o tratamento.

© 2023 by Afonso Oto. 

bottom of page